Série Liderança - Artigo 1 - Você é o bonzinho ou o mauzinho quando lidera?

É muito comum quando atuamos como líderes incorporarmos um papel.
E com você, é diferente? Acredito que não.
 
Normalmente os líderes tendem a assumir um papel, às vezes, de bonzinho, para não se indispor com seus liderados, ou até mesmo, em uma desesperada iniciativa de não piorar ainda mais o clima organizacional, colocam “panos quentes” nos problemas a serem resolvidos, com a desculpa "eu já falei várias vezes, não adianta mais".
Mas essa postura resolve os problemas dos liderados e potencializa os resultados positivos? Claro que não.
Do outro lado, temos os mauzinhos! Os líderes que preferem tratar cada problema ou falha com uma pronta repreensão, punições, ameaças, ... Essa postura com certeza destrói o clima organizacional, cria um ambiente tóxico de relacionamento, gera raiva no liderado e acima de tudo, não potencializa os resultados.
 
Isso quer dizer que mais uma vez você falhou.
 
Ok! Então como resolver os problemas, uma vez que precisamos de pessoas para gerar resultados além das nossas capacidades?
 
Aprender a lidar com as pessoas é a solução. Esse processo de descoberta do outro começa por você, conhecendo suas fraquezas de relacionamento, entendendo e aprendendo a compreender o outro e utilizando a ferramenta certa para estimular e potencializar as capacidades da sua equipe. Afinal, querendo você ou não, você precisa deles, e pode ser muito melhor, com o melhor deles.
 
Se você se viu como um bonzinho ou um mauzinho, nós adoraremos ter você como aluno na próxima turma do 2L – Liderança para Líderes, porque esse seminário definitivamente vai te ensinar a ser um líder de alta performance.
 
 
 

Compartilhe nas redes

Submit to FacebookSubmit to LinkedIn