Série Liderança - Artigo 3 - Quem não se comunica, se trumbica!

Infelizmente nem todo profissional percebe a importância da comunicação na sua carreira. A comunicação é uma das mais importantes competências comportamentais no meio profissional, já dizia Chacrinha “quem não se comunica, se trumbica!”

A falta da comunicação ou a comunicação ineficiente quase sempre trás sérias consequências desastrosas à equipe, impacta no desempenho, na produtividade dos profissionais e até mesmo em suas condições emocionais.

A falta dessa importante competência pode gerar boatos, o que é um problema sério! Quem nunca perdeu tempo com informações infundadas ou mal dadas? Não é mesmo?

Quanto menos informação as pessoas tiverem em relação aos processos da empresa, maiores são as chances para boatos, muitas vezes, inconsistentes, mas que acabam prejudicando resultados, já que as pessoas ficam abaladas emocionalmente, por imaginar situações que podem nem existir.

É melhor perguntar à liderança do que se basear em boatos. Contudo, o assunto deve ser conversado no momento oportuno. Além disso, para evitar esse tipo de situação, é prudente que as empresas, quando possível, procurem ser transparentes com seus funcionários e procurem explicar as possíveis situações adversas.

Seja um bom comunicador e incentive seus liderados a estabelecerem uma boa comunicação, essa será uma das chaves para a fluidez dos processos na sua empresa, fazendo com o que o tempo não seja desperdiçado e muitos problemas sejam evitados.

Conheça os outros artigos da série principais desafios da liderança de alta performance:

Artigo 1: Você é o bonzinho ou o mauzinho quando lidera?

Artigo 2: Você é um Líder ou Chefe?

Nós adoraríamos ter você como aluno na próxima turma do 2L – Liderança para Líderes, porque esse seminário definitivamente vai te ensinar a ser um líder de alta performance. Um seminário 100% presencial e prático.

 
 
 

Compartilhe nas redes

Submit to FacebookSubmit to LinkedIn