Série Liderança - Artigo 6 - Pessoas!?! Desisto...

Durante a minha tragetória empresarial, mais de 90% dos empresários, gerentes e supervisores que conheci reclamam da sua equipe. Eles colocam, em grande parte, a responsabilidade de seus maus resultados em seus colaboradores e seus líderes. Normalmente existe uma forte crença de que “aqui” (na cidade de cada um) não temos mão-de-obra qualificada, não tem jeito, não tem como, é complicado, é muito difícil..

Concordo em parte. De fato percebemos que há uma grande carência de pessoas qualificadas no mercado. Pessoas sem postura profissional, com pouca capacitação técnica, dificuldades de relacionamentos para trabalhos em equipe. No entanto, como líderes e gestores precisamos focar na solução. Há uma carência, mas existem pessoas que possam atender a necessidades específicas para compor a equipe. A questão é onde e como encontrá-las? Buscar em sites, empresas de RH, profissionais do ramo que possam ajudar pode ser uma saída. Existe muito amadorismo na contratação e isso é um problema da gestão e não do mercado. Querer economizar nesta hora geralmente não é a melhor opção, pode sair mais caro contratar alguém por conta própria, de forma amadora que solicitar ajuda de um profissional da área.

Junto a tudo isso vem algo tão importante quanto a seleção que é o acompanhamento, treinamento, ou seja, um conjunto de ações para receber e manter uma pessoa na equipe. E aí pode estar o maior problema. Ainda que tenha havido um contratação profissional, nada irá adiantar se a gestão também não o for, se a gestão não for capacitada para liderar e gerir de forma eficaz a sua empresa.

Logo, quando alguém me diz que já tentou de tudo e quer desistir, diz não mais acreditar nas pessoas, eu pergunto: “Será que tentou da maneira correta?”. Fica a reflexão..

Conheça os outros artigos da série principais desafios da liderança de alta performance:

Artigo 1: Você é o bonzinho ou o mauzinho quando lidera?

Artigo 2: Você é um Líder ou Chefe?

Artigo 3: Quem não se comunica se trumbica!

Artigo 4: Quantas vezes você pede a mesma coisa a alguém?

Artigo 5 Agenda cheia! Não dei conta.

Nós adoraríamos ter você como aluno na próxima turma do 2L – Liderança para Líderes, porque esse seminário definitivamente vai te ensinar a ser um líder de alta performance. Um seminário 100% presencial e prático.

 
 

Compartilhe nas redes

Submit to FacebookSubmit to LinkedIn